top of page

Como eu estudo idiomas em casa

  • Foto do escritor: Beatriz
    Beatriz
  • 22 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de nov. de 2018



No momento eu não posso pagar um curso de inglês e nem de qualquer outro idioma, então, decidi estudar sozinha. Vale lembrar que eu tenho sim uma certa base, mas que veio da escola ou de curiosidade minha. Só que eu não sei falar fluente, e isso sempre foi meu sonho. Então, nesse post eu vou contar pra vocês o que eu tenho feito pra falar inglês. Espero que possa ajudar alguém!


A primeira consideração que gostaria de fazer é que tudo o que eu faço aqui é com o objetivo de FALAR inglês, e não aprender a gramática do início ao fim. E por causa do fato de eu ter acabado de começar a estudar, ainda não tenho certeza se o meu método é totalmente eficaz, mas eu tenho aprendido muito com ele, e por isso decidi compartilhar com vocês!




1. Eu estava muito perdida quando comecei. Fiz até um vídeo no YouTube mostrando haha:

Mas, recentemente eu havia descoberto um site que dá um curso de graça, de diversos idiomas - inglês, francês, italiano e espanhol - , além de oferecer até cursos de graça para Enem, OAB e concursos. Então resolvi testar, e estou AMANDO. Eles ensinam a língua com conversação aplicada, o que torna as aulas menos maçantes e mais dinâmicas. Acho que pra começar e ter um apoio a mais nessa jornada, vale muito a pena! Vamos aproveitar, porque coisas gratuitas assim são muito raras hehe. Se você se interessou, basta entrar em www.kultivi.com.br , fazer o cadastro e partir pro abraço! - não é publi! -


2. Outra coisa que gosto muito de fazer é tentar me inserir ao máximo dentro da língua que quero aprender. Assisto séries e filmes legendados, e escuto músicas do idioma escolhido. A maior parte do que sei de qualquer outra língua é por causa disso. Além do mais, é uma forma prazerosa de aprender. Outra dica também é tentar transcrever as palavras da música enquanto a escuta, pra praticar o listening. Além de aprender palavras novas, você aprende as pronúncias das expressões de uma forma mais ligada à conversação de fato, porque geralmente as letras de músicas têm um aspecto 'informal' da fala. Isso te ajuda a sair daquela forma "robotizada" de falar, saca? Você vai ver sua evolução depois de um tempo de prática!


3. Tenha um caderno para vocabulário! Gente, isso é muito importante, porque ao ouvir uma palavra nova, caso não a registrarmos, podemos esquecê-la, e isso é um crime na hora de estudar um idioma novo. Uma palavra pode ter vários significados dependendo do contexto, e quanto mais você souber, melhor e mais flexível vai ficar a sua conversação! Ter um caderno ou um espaço de anotações de vocabulário ajuda muito pra revisar palavras e fixá-las na mente. É como se fosse seu próprio dicionário. Você também pode anotar, ao lado de cada palavra, a pronúncia correta delas, pra que você sempre as repita quando ler seu caderninho. Lembre-se sempre de colocar a pronúncia entre barras, pra denotar que é uma palavra que não existe de fato. Por exemplo:


SLANG - gíria; /sleng/

4. Use aplicativos a seu favor! Nós costumamos ignorar aqueles aplicativos de idiomas como o Duolingo, mas nós estamos desperdiçando aquilo que podia ser nosso maior aliado! Minha mãe conhece uma moça que fala inglês somente com o que aprendeu com o Duolingo. Então, faça nem que seja pelos menos uns 10 minutinhos dele por dia. Te garanto que vai fazer a diferença! Outros apps que recomendo são Memrise e Drops, pra aprender palavras e expressões novas.


5. Tá com dúvida na pronúncia? Joga no Google tradutor e vai repetindo até tu desenrolar tua língua. Mas lembre-se sempre de que você não é um robô igual ao Google, e que você precisa dar entonação às suas frases, ok? Hehe.


5.1. Não se apegue à tradução das palavras! Tente entender o contexto antes. Nem sempre uma tradução vai fazer sentido com a ideia retratada!


6. Constância é a palavra. Assim como qualquer outro conhecimento, você precisa sempre estar lá, estudando. Nem que sejam 15 ou 30 minutinhos por dia, mas é muito importante sempre estar tentando e exercitando o seu cérebro pra coisa que você está determinado a fazer. REVISE SEMPRE, porque parte do seu aprendizado vai se estabelecer com a repetição a longo prazo que você estará fazendo. E olha, uma coisa eu digo: não é fácil estudar sozinho, mas quando vocês verem os resultados, vão pensar: "caraca, por que eu não fiz isso antes?". Então foquem nos resultados futuros e no processo, e não nas dificuldades que vocês terão no caminho. Lembrem-se sempre que vocês são capazes SIM!


7. Está se sentindo sozinho na caminhada? Pode vir falar comigo pra nos apoiarmos nessa! Estou sempre no Instagram (@trizstudy) compartilhando minha rotina. E se você quiser compartilhar também, use a hashtag #corujafluente pra se motivarem e registrarem seu progresso!


QUE A SABEDORIA ESTEJA COM VOCÊS!





Comentarios


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

E aí? Quer ficar por dentro dos próximos posts?

Assine a newsletter agora mesmo!

Nome

E-mail

  • Pinterest - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram Black Round
bottom of page