Como treinar Lettering + Caligrafia?
- Beatriz
- 29 de nov. de 2018
- 4 min de leitura

Desde pequena eu sempre gostei de caprichar na minha letra, embora falhasse miseravelmente hehe. Mas, com o tempo eu fui melhorando ela e fiquei bem satisfeita com minha caligrafia durante um bom período. Só que quando eu criei meu studygram, e passei a me deparar com aquelas letras maravilhosas, acabei tendo vontade de tê-las também. Quem não gostaria de aprender o famoso lettering, não é mesmo? Pensando nisso, nesse post eu vou dar algumas dicas que me ajudaram, e que podem ajudar vocês também. No final, vou deixar links que uso para referências. Vamos lá?
1. A primeira coisa que eu digo à vocês é que você não precisa de canetas chiques pra praticar lettering, e nem de dotes artísticos superespeciais. Tudo é uma pura questão de técnica e treino, vai por mim! Use o que você tem, e gradativamente, você pode ir investindo em materiais mais caros - o que, sinceramente, acho que não é necessário. Mas se você pode, aproveita! Queria estar no seu lugar, viu? hahahaha.
Eu quis aprender lettering pra deixar meus resumos de escola mais bonitos, porque de certa forma, aquilo me motivava pra estudar. Mas em 2017, como eu estava no terceiro ano, eu não tinha tempo pra me dedicar a isso, e enquanto eu não aprendia de fato, eu ia tentando, pelo menos nos títulos. Ficava um mais feio que o outro rsrs, mas eu não ligava tanto, afinal, eu estava apenas "copiando por alto" as letras do povo do instagram. Só que eu confesso que ter feito isso antes mesmo de aprender fez com que eu percebesse onde deveria melhorar. Então, como dica extra desse tópico, eu recomendo que vocês vão tentando, mesmo sem experiência alguma, imitar os letterings de outras pessoas. Isso vai fazer com que você solte mais a sua mão e vá aperfeiçoando os seus traços!
2. Bom, depois de ter acabado o terceirão, eu entrei de férias e quis dar uma repaginada no meu insta. E aí eu falei "ah, por que não tentar aprender aquelas letras lindas de uma vez?" . E foi o que eu fiz. Eu não fui ver tutoriais na internet, apenas pesquisava referências no Pinterest e ia copiando, igual eu fazia antes com as fotos do insta. Mas, ao invés de copiar um lettering já pronto, eu pesquisava alfabetos e ia copiando. Primeiro, peguei alfabeto de letra maiúscula, e depois, minúscula. O ideal é que você faça isso pra poder guardar como referência pra você consultar a qualquer momento, e de quebra, já ir treinando. Comigo funcionou muito! Lembre-se de que o lettering é mais um desenho do que uma letra, então, tenha paciência!
3. Depois de copiar os alfabetos, tente ir reproduzindo as letras até memorizá-las e conseguir reproduzi-las sozinho. Em seguida, vá criando palavras aleatórias, juntando todas as letras que você aprendeu. Até aqui, você não precisa se preocupar com os detalhes da letra, mas sim com a FORMA delas. Só depois você pode engrossá-las, fazendo aquele esquema de "sobe fino, e desce grosso". Se você estiver usando uma caneta brush pen, isso já vai sair automaticamente, mas caso esteja fazendo com um lápis, lapiseira ou canetas comuns, faça depois! (no vídeo eu expliquei bem melhor!)
4. Para treinar caligrafia, o princípio é o mesmo. Procure na internet fotos da letra que você gostaria de ter e vá copiando ela repetidas vezes. Faça isso até se sentir seguro. Depois, comece a escrever outras coisas só pra ver se você está conseguindo aprender a letra. Caso sim, prontinho, agora é só escrever com ela todos os dias pra não perder o hábito! Caso não, copie novamente os textos com a letra de referência. O segredo é só a mão na massa, não tem escapatória!
5. A prática leva à perfeição! Vá treinando constantemente. Eu demorei um mês pra poder escrever facilmente e mais um mês pra aprender escrever com a caneta de ponta pincel. Até hoje ainda não usei uma brush pen, porque acho muito cara e por enquanto eu tenho as da Bic Ponta Pincel Visaquarelle, que são muito boas por sinal. Elas têm um pincel mais firme que os da brush pen e são mais fáceis de manejar, além de terem cores lindas. Na época que eu as comprei, estavam 10 reais mais baratas. Agora, o preço subiu, mas apesar disso, ainda acho que possuem um custo benefício mais vantajoso. Você pode comprá-las neste link .
Enfim. Eu espero que eu tenha ajudado de alguma forma. Caso queiram ver o meu vídeo, lá eu mostrei a minha evolução e dei um pequeno tutorial. Esse post foi pra motivar vocês a tentarem aprender também! Eu acredito muito que podemos aprender o que quisermos, basta termos dedicação e perseverança! Vou deixar linkados aqui pra vocês acessarem os conteúdos que me inspiram, tanto em vídeos (fiz uma playlist com o melhor conteúdo que me ajudou, e vou sempre adicionando vídeos novos) quanto em pins (salvei várias inspirações de fontes pra treinarmos!).
QUE A SABEDORIA ESTEJA COM VOCÊS!
Comments